domingo, 18 de setembro de 2011

Um pouco de mim



Olá pessoal, meu nome é Nanato Santos, tenho 37 anos de idade e seis de carreira como discotecário (DJ), cujo inicio se deu em 29 de outubro de 2005, época em que fiz o meu primeiríssimo baile como DJ.

Nasci no ano de 1973, no Hospital Beneficiência Portuguesa, no bairro do Paraiso- zona sudeste da capital paulista, e dali então, sofri muito por ter nascido com deficiência intelectual, pois este fato caiu integralmente por terra abaixo sempre com a interseção e a ajuda do grande Deus Pai todo poderoso e foi naquele dia em que eu ficava embrulhadinho num pano em que os médicos do hospital falaram para a minha mãe: “Olha senhora, seu filho não tem jeito”, e a minha mãe respondeu bem retrucadamente para eles:

-Para Deus, o meu filho tem jeito, sim senhor!

E foi com a graça de Deus que deu tão certo, mas deu tão certo mesmo que eu comecei a andar aos dois anos. A escrever a partir dos meus três, aos quatro anos a falar aos cinco anos.Oh gloria!

Foi mesmo a partir daquele período que eu comecei a ter as minhas afinidades com a música, desde ali, e foi primeiro observando os meus primos mais velhos mexendo numa vitrola Philips com cambiador automático multifunção, botões coloridos na frente e fachada verde-metálica e, ao mesmo tempo eu ia regularmente, na casa de um vizinho que morava perto da gente (na rua Barbosa Machado no Jd. Bonfiglioli-zona oeste da capital paulista- na região do Butantã), onde tinha muita coisa bacana pra caramba ou seja: as musicas e os discos do Trio Mocotó, James Brown, Betty Wright, Jorge Ben, os Batuqueiros e as mulatas, Originais do samba, Kool and the gang, as Raelettes (as vocalistas de apoio de Ray Charles), entre outros, na medida que, ao mesmo tempo fui observando o meu tio mais velho mexendo num aparelho de som com o tempo fui tomando o gosto pela coisa e comecei a brincar com os discos riscados e as vitrolinhas velhas quebradas no quintal de casa, que foi no Jardim Mitsutani e no Jardim Helga , na região do Campo Limpo- região sul de SP- e, foi mais tarde a partir de 1981, a época em que eu morava no Jardim Alvorada, em Embu das Artes, em que aprendi a mexer numa vitrola, sozinho e Deus, primeiro num aparelho CCE, e logo depois , num aparelho 3 em 1 da Semp Toshiba, que era de meu cunhado Edvaldo, logo daí mais doravante fui tomando mais coisa e gosto pelas musicas que os meus irmãos mais velhos (Sueli e Roberto) e o meu cunhado (Edvaldo) curtiam quando freqüentavam os “Bailes Blacks” das quais eu chamo-os hoje de “Sons de Valente”, ou seja, Samba-Rocks (nacionais, internacionais e instrumentais) Original Funk e Soul, Partido Alto e melodias das quais eu chamo-as de envolventes.

Já no final da segunda metade dos anos de 1980 e também nos anos de 1990 quando eu morava na Rua Cedrolândia, no Jardim Ferreira (zona oeste de São Paulo), fui passando todo o tempo gravando as fitas K-7 de programas de rádio de Black Music das emissoras Bandeirantes FM, 105 FM e Metropolitana FM e das antigas Manchete FM e Brasil 2000 FM, até que, em dezembro de 1995, depois de sofrer as conseqüências do chamado “bullying escolar” e das inúmeras implicâncias que atrapalhavam os sonhos de seguir minha futura carreira de discotecário, converti-me ao Evangelho do Cristo vivo e, daí em diante, Deus me ajudou a pôr minha cabeça no lugar e também me ajudou a ressuscitar o meu sonho que era o de seguir o meu trabalho de DJ, o qual iniciou-se à partir de 29 de outubro de 2005,época em que fiz meu primeiríssimo trabalho como DJ, mas tudo com uma vitrola só, sabia?

Após o período em que eu freqüentava as Oficinas de Rádio (1996 a 2005) houve, em setembro de 2005, o Encontro de Portadores de Deficiência no Centro Cultural Pirajussara , ocasião em que conversei com o sócio do Centro Cultural e pude à partir daí realizar meu primeiro Baile como DJ em outubro/dezembro de 2005. De março de 2006 até novembro de 2009 realizei outros eventos, tais como “Hip Hop Quilombolas”, “Sarau da Escola Municipal Gilberto Freyre”, “Festa Hip Hop da S.A.J.U” e “Hip Hop Trocando Informação” ,”Encontro do D.J do Liceu”,”Hip-Hop: Da Lona pro Mundo”,”Festa da Juventude”(Colégio São Lucas) e o evento da “Consciência Negra” (CEMUR),”Hip-Hop Circulando pelas Escolas” e o mais recente foi realizado em 2010”Misturasom” , “Espaço Zumaluma”(Embu das Artes) e no Centro de Convivência e Cultura de Taboão da Serra (CECO Taboão).

Foi catando latinhas por um período de três anos que consegui montar toda aparelhagem básica de discotecagem, que não empresto e não dou pra ninguém. Depois que adquiri tais aparelhos, tive um encontro com o MC Gaspar do Z´África Brasil que me orientou a voltar a tocar nos bailes e me fez uma proposta de um novo baile. Em um encontro com meu primo Juninho, e com a ajuda do MC Gaspar, em janeiro de 2010 voltei às apresentações solo como DJ, e com toda a aparelhagem básica montada por mim.

Após esse retorno, o primeiro baile aconteceu no Círculo Palmarino, em Embu das Artes, e superou todas as expectativas. Depois tive a oportunidade de realizar outros dois bailes no mesmo espaço no ano de 2010. Neste ano de 2011 já realizei outro baile, no mês de abril, e foi muito bom, grandioso demais!

Bem, pessoal, estou aproveitando esta fase de grande sucesso dos bailes no Circulo Palmarino e estou sempre me preparando para novos bailes que acontecerão no Espaço Zumaluma.Todas as apresentações que faço é para deixar as pessoas satisfeitas ao curtirem os “Sons de Valente”. E toda a diferença que sempre faço em relação ao meu trabalho é que procuro selecionar repertório e acreditando sempre em Deus.

Nas seleções de abertura sempre está incluso o Bossa Jazz, com Coleman Hawkins,Stan Getz, Wes Montgomery,Nelson Riddle,Tom Jobim,Sergio Mendes,Grover Washington Jr,instrumentais nacionais como Bolão e seu conjunto e os Velhinhos Transviados,mas um pouco de Trini Lopez,Chris Montez e Ray Conniff não fariam mal aos meus bailes. Nas seleções de samba de Partido Alto destaco:Aniceto do Império,Zuzuca do Salgueiro,Partido em 5,Grupo Favela , Partideiros do Plá,Candeia,Originais do Samba, entre outros.

Nas seleções de Sambalanço e Swing os destaques são: Jorge Ben,Wilson Simonal,Trio Mocotó,Tim Maia,Carlos Dafé,Dom Mita,Gerson”King Combo”Cortês,Markú Ribas, Ed Lincoln,Abílio Manoel,Luiz Wagner,Erasmo Carlos, Os Carbonos, Erlon Chaves e sua Orquestra,Gal Costa, Caetano e Gil entre outros.

Nos sets de Sambalanço (Samba Rock)internacional os nomes que sempre destaco são:Ray Charles,Alberta Hunter,The Platters,Big Joe Turner,The Four Tops, The Supremes,Otis Redding,La Verne Baker,Ruth Brown,Jimmy Smith,Manhattan Transfer,Sammy Davis Jr, Swing Project, o grupo africano Osibisa, entre outros.

Nas seleções de original Funk&soul,apresento os grandes nomes e super grupos que são: James Brown,Aretha Franklin,Wilson Pickett, Rufus Thomas, Curtis Mayfield, Stevie Wonder,Bootsy Collins, Sly & The Family Stone, Kool & The Gang,War, Nite Liters, New Birth, Mandrill,Jimmy Castor Bunch, Tower of Power , Black Heat, Fred Wesley & the J.B´s, Average White Band, B.T. Express, Commodores, Sun, Brass Construction, K.C & The Sunshine Band, Bar-Kays, Rose Royce, Con Funk Shun, Al Hudson & The Soul Partners, Blackbyrds, Brothers Johnson, L.T & D, Slave, Faze-O, Parliament, Cameo, Fatback, Ray Parker, Jr & Raydio, Maze (grupo liderado por Frankie Beverly), Sugar Hill Gang, Kurtis Blow, Star Point, Zapp (grupo de eletrofunk liderado por Roger Troutman), Fat Larry´s Band, entre outros, sem contar com a Gap Band ( de Charlie Wilson).

Nas seleções de melodias que eu chamo de envolventes, sempre toco as músicas de artistas tais como: Al Green, Isaac Hayes, Barry White, Marvin Gaye,Major Harris, Jerry Butler, Isley Brothers, Lou Rawls, Billy Paul, Betty Wright, Natalie Cole, Randy Brown, Bobby Womack, Michael Jackson, The Originals ( o grupo vocal da Motown), Jimmy Ruffin, Earl Grant, Blue Magic, Intruders, Chi-Lites, Billy Stewart, The Dells, The Delfonics, Malo, El Chicano, Stylistics, Moments, Tavares, The Spinners, entre outros, mas um pouco de Johnny Rivers, Burt Bacharach e Dennis Yost & The Classics Four não fariam mal às minhas seleções de Envolventes.

Sempre que termino os meu bailes, rola um Samba Rock instrumental, como, Silvio Mazzucca, Expósito e sua orquestra, Quarteto Jonah Jones, Count Basie,Quincy Jones, Perez Prado, Al Hirt, Booker Pittman, Bert Kaempfert, Lionel Hampton, Herb Alpert e sua Tijuana Brass, entre outros.

Através dos meus bailes, busco oferecer o melhor do entretenimento musical de qualidade, oferecendo alegria, diversão e cultura. Pretendo continuar assim por muitos e muitos anos. Os “Sons de Valente”, como podem perceber, vêm se tornando a marca registrada dos meus bailes.

Gostaria de agradecer a todos que me apoiaram e apóiam nestes 6 anos de carreira. Em especial, meu agradecimento aos professores das oficinas de DJ´s:Emilio Ducando, Tano, Meio Kilo e C Jay, que são minha referência em discotecagem.Outros que influenciaram meu estilo como D.J foram: Julinho Mazzei, Gregão, Sílvio Müller, Iraí Campos, Chilão, Natanael Valêncio, Kitão, Carlinhos, Luciano, os D.J´s da Zimbabwe, Grand Master Ney, Grand Master Duda, Armando Martins, Humberto, Easy Nylon, nisso sem contar com os DJs de bailes da Zona Oeste que me influenciaram: Helinho, Sérgio, e os DJs da Equipe Mack Show.

Muito obrigado a todos e que Deus lhes abençoe.

D.J. Nanato Santos

Setembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário